Entrevista

/ sexta-feira, 19 de agosto de 2011 /


Em um bate papo gostoso o artista plástico Paulo Roberto fala de seu trabalho.

QUANDO VC COMEÇOU A PINTAR?

PR - Minhas lembranças vem do berço, podem achar que é coisa de minha mente mas lembro ainda bebê da atenção que as cores me chamavam... então desde que comecei a rabiscar já queria pintar e desde minha infância já pintava e presenteava pessoas com meus trabalhos, e isso foi evoluindo...

MAS SUA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NÃO FOI FÁCIL - VC TEVE QUE TRABALHAR DURO?

PR - Exato! venho de uma família de 12 irmãos. Meu pai trabalhava muito dentro e fora de casa. (risos), para isso todos tinham que trabalhar muito, os tempos eram difíceis e comida era a primeira necessidade e muitas vezes faltava. Mas meus pais foram guerreiros e nós aprendemos a lutar cedo com eles, apesar de toda luta ainda estudavamos a noite. herdamos dois bens: Educação e Coragem.

QUAL O SEU MAIOR SONHO FALANDO EM ARTES?

PR - Sonho em um tempo em que as pessoas conheçam mais sobre a arte, que elas descubram que a arte liberta o homem de males que a sociedade oferece, as artes podem tirar jovens das drogas e lhe transportar a um status de sonho, imaginação, realidade. queria uma sociedade mais amante das artes, que os indivíduos aprendessem a amar o belo. E devo considerar que isso não é tarefa impossível, pois venho de uma realidade social em que nunca me apresentaram a arte como ela é, e no entanto ela nasceu em minha mente e me transportou para um mundo mágico de cores, sonhos e realizações.

O QUE VC DIZ PARA UM JOVEM QUE GOSTA DE PINTURA, DE ARTES?

PR - Que ele nunca desista, que vá em frente. Há sempre lugares a serem descobertos, acredite em seu potencial, em seu talento, cada pessoa é única no seu universo criador, e a arte tem o poder de nos levar a lugares que jamais poderíamos ir sem sua tutela. Meu pensamento sempre foi - "Desistir jamais".

ESTE ANO VC PRESENTEOU O EX-PRESIDENTE LULA COM UMA DE SUAS TELAS. O QUE VC SENTIU?

PR - Sou admirador da história do Lula e naturalmente dele também, a história dele tem um pouco da minha e de milhares de pessoas pobres desse país. Tinha um sonho em conhece-lo e a arte me fez não só conhece-lo como está com ele e poder lhe falar sobre Jesus que é o bem maior em nossas vidas.

COMO VC CONCILIA SEU MINISTÉRIO PASTORAL E SEU TRABALHO COMO ARTISTA PLÁSTICO?

PR - Uma coisa não atrapalha a outra, pelo contrário se completam. tenho minhas atividades pastorais normais, claro que trabalho bastante! Mas reservo duas tardes da semana para a pintura, as vezes mergulho madrugada a dentro debruçado sobre uma tela. É incrível... enquanto pinto eu viajo, penso nas cores, penso nas pessoas, reflito como posso ajudá-las, minhas telas tem tanto de gente que vive ao meu redor que se elas soubessem iriam pedir direitos autorais... (Risos).

VC PINTA POR ENCOMENDA OU NÃO SE AVENTURA A FAZER?

PR - Pintar por encomenda é perigoso... nem sempre se corresponde a expectativa! Minha cabeça é um turbilhão de emoções e cada pessoa imagina, cria dentro de uma perspecitiva, então é ai que mora a desilusão de criar por encomenda. Mas às vezes eu me aventuro. Agora mesmo estou pintando uma tela para uma cliente da California... ela quer uma imagem onde possa retratar ela, seu esposo e seu filhinho que ainda vai nascer, ja rabisquei e agora estou mandando pra tela... tenho certeza que ela vai gostar... o tema da tela é raízes e asas... lindo de mais... estou no processo de criação com outra pessoa nos EUA... mas estamos ainda nas negociações... Acho que vai sair, ele gosta do meu trabalho, é um divulgador meu por lá...

QUANTO TEMPO LEVA UMA TELA PRA SAIR PRONTINHA?

PR - É incrível! quem olha não acredita... uma tela dura entre dois a quatro meses pra ser feita, primeiro vem os rabiscos (desenho), depois vem as cores, contornos e os detalhes, as vezes mudo detalhes de cor, mas isso é raro. A tinta leva semanas para ficar seca o que facilita mudanças em fim é um processo de parto mesmo, depois vem a dor da separação acompanhada de muitas fotos e o frio na barriga quando ela vai embora!

VOCÊ PENSA EM FAZER UM TRABALHO SOCIAL, UMA ESCOLA DE ARTE?

PR - Penso sim. Já tenho um projeto que coloquei em prática alguns anos atrás e foi uma experiência louvável. tenho pensado muito ultimamente em retomar um trabalho com crianças, jovens e adultos. É interessante como todo ser humano se indentifica com um trabalho artístico e como se humaniza quando se integra a ele, seja o trabalho que for... se for arte a pessoa cresce. Eu fico triste quando vejo artistas de nossa terra fazendo sucesso fora e esquecendo de suas raízes, não se importando em melhorar, contribuir com seus conterrâneos... sempre somos devedores do habitat de onde saimos, foi de lá que herdamos o divino dom da inspiração e criação!

1 comentários:

{ jaideteoliveira } on: 23 de setembro de 2011 às 10:11 disse...

lindo trabalho, amei.

Postar um comentário

Seguidores

 
Copyright © 2011 Artes Paulo Roberto, All rights reserved
Design by higor cayo. Powered by Blogger