Exposição de Frida

/ terça-feira, 8 de dezembro de 2015 /
Visitar a Exposição da Frida Kahio no Instituto Tome Ohtake em São Paulo
foi emocionante. Ver pessoalmente as obras originais de Frida
é uma emoção inexplicável que só um artista pode sentir,
é como tomar um chá na varanda pessoalmente com 
a artista, um prazer inenarrável.

Paulo Roberto


A artista mexicana Frida Kahlo sempre dá o que falar e desta vez não vai ser diferente. Em setembro de 2015, a exposição “Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México chega ao Brasil, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.


  • Frida nos deixou em 13 de julho de 1954, no México, quando a encontraram morta em casa. Suas últimas palavras encontradas em um diário foram: “Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais”;


Considerada uma das maiores artistas do século 20, era comum Frida retratar a si mesma, em cores vibrantes, além de criar situações um tanto quanto surrealistas em suas telas. Durante toda a sua vida, o amor e a dor – física e emocional – estiveram em pauta, tanto pessoal quanto profissionalmente, apresentados através da arte. Frida sofreu um grave acidente ainda jovem e passou por 30 operações ao longo de sua trajetória.





Durante sua vida, Frida Kahlo pintou cerca 143 quadros, entre os quais, autorretratos com um simbolismo muito ligado ao surrealismo, onde se misturam o público e o privado.








E Frida, em uma palavra, era isso: intimidade. Expunha as passagens mais dramáticas de suavida marcada por uma poliomielite na infância, um acidente de carro na adolescência e as traições de Rivera e um aborto quando adulta em pinturas que, paradoxalmente, exalam beleza e alegria de viver. 





0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

 
Copyright © 2011 Artes Paulo Roberto, All rights reserved
Design by higor cayo. Powered by Blogger